quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Oficnas no Festival

Estamos iniciando neste dia 23/09 das 13hs às 18hs a inscrição das oficinas, no Teatro Alberto Maranhão, segue em abaixo as duas primeiras Oficinas.
 
OFICINA: “Devorando Shakespeare”
Orientação: Clotilde Tavares

Em que consiste:
A atividade consiste numa leitura comentada da peça “Hamlet”, de William Shakespeare, feita pela orientadora, enquanto os participantes acompanham, discutem e perguntam. No primeiro dia, ao final do primeiro ato, é exibido o filme “Hamlet”, de Kenneth Branagh , até o final do primeiro ato. No segundo dia, o segundo ato, e cada dia um ato (são cinco) até o final.
As sessões duram duas horas.
È uma atividade aberta ao público, a partir dos 16 anos de idade. Não é uma leitura dramática.
É importante para familiarizar o público com a obra de William Shakespeare, e para complementar a formação de pessoas ligadas ao Teatro e à Literatura.
As pessoas podem acompanhar a leitura com qualquer tradução. É interessante que haja até mesmo diferentes traduções, para que possamos desfrutar do rico universo oferecido pelas variadas interpretações das palavras de Shakespeare.
Se você não tiver em casa nenhuma cópia do Hamlet, pode baixar aqui: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/hamlet.pdf

SOMENTE  40 VAGAS

Teatralidades textuais além do Drama

Descrição do curso
O curso visa familiarizar o aluno com a noção da teatralidade textual e sua relação com as noções de representação e performatividade no âmbito da escrita teatral. A partir da leitura de textos teatrais escolhidos da dramaturgia brasileira e mundial, o curso apresenta e discute modos como as metateatralidades e a performatividade da cena teatral contemporânea se manifestam no texto teatral escrito, fazendo com que esse adquira características não-dramáticas.
Os módulos teóricos são complementados por pequenos exercícios práticos de escrita teatral bem como exercícios de leitura que buscam experimentar concretamente as possibilidades verbais de procedimentos não-dramáticos.

Conteúdo: 12h

Unidade 1: 2h
A crise da representação e a crise da linguagem

Unidade 2:
O texto e a cena no teatro contemporâneo: visões européias – o caso Heiner Müller

Unidade 3:
O texto e a cena: visões brasileiras – o teatro de grupo e as novas dramaturgias brasileiras desde 1990

Unidade 4:
A teatralidade textual enquanto crítica ao texto dramático – Martin Crimp/ Márcio Abreu

Unidade 5:
A performatividade textual enquanto tentativa de superar o texto dramático – Heiner Müller/ Valére Novarina/Michel Melamed

Unidade 6:
O texto dramático na prática teatral pós-dramática: do diálogo ao discurso, ou como reintroduzir uma estética do coro.


SOMENTE 20 VAGAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário